Leitores

Prefácio, para o Livro II " Elos da Poesia "

Elos da Poesia, é um livro, uma obra literária compendiada de textos emanados do grupo com o mesmo nome “Elos da Poesia”. Temos em mão o segundo tomo, ou seja "Elos da Poesia, Livro II"

A ideia-mestra dos promotores deste conceito Grupo/Obra, foi a de, avir quatro mãos-cheias de escritores de narração poética, conjugar-lhes as particularidades sintaxiológicas e as sensibilidades sociolectas - ide est - imprimir uma confraria peregrina ou sedentária, instalada na diversidade de horizontes linguísticos, - pela via cooperativista - o que lhe confere um sabor peculiar. Entre a matemática de Condorcet e a ciência militar de Spinosa, - agrupar para melhor lutar, somar para mais contar - Vinte poetas no miolo de duas ourelas, reúnem fragmentos dos seus devaneios poéticos, trechos das suas obras individuais, para os exporem neste fogaréu literário.

É mister sublinhar a importância do espirito objectivo desta sintetização de letras, construídas por mãos de calos, ou oriundas de mentes perfeitamente intelectualizadas, o agrupamento não é heterogéneo – mas análogo - pois a finalidade supera a individualidade numa adição com confluentes que a faz desaguar para a homogeneidade.

É pois o objectivo desta obra, reunir em sinédrio e sincronizar, vinte axiomas literários, outros tantos manifestos poéticos, construídos por personalidades com textuais variegados.

Não é nosso objectivo analisar os apêndices, - produção do autor - que, na união perfazem um todo, - como ninguém teria a ideia de dissociar as raízes, a ramagem e o tronco da árvore, na dissecação da sua constituição primitiva, - são estes elementos que juntos, constituem uma entidade lógica. Aos eruditos, aos doutores de literatura e aos críticos, deixamos esse bel-prazer.

Falamos de horizontes linguísticos, devemos falar também de horizontes geográficos, a origem destes autores, é tão cosmopolita quanto a linguagem é epílogo. Nada destoa na freiria dos Elos da Poesia, apenas os códigos são multiplicados por vinte e reunidos no sobrecéu da Lusófonia. Une-os, um amor comum à língua que grandes poetas e prosadores levaram para além do finítimo que conhecemos, falamos do português de todos os tempos e espaços.

Somos um grupo de entidades ecuménicas, que de composição em soma, preenche as laudas que constituem a obra que temos o prazer de levar as todas as mãos ávidas, que associem os olhos e a curiosidade do espirito para a sua leitura, não temos outra pretensão que de calcorrear, na procura, - não da perfeição – do avio, modesto que seja, no sentido de amansar a nossa sofreguidão. Como um rio que volta para a nascente depois de cursar todas as trajectórias possíveis e imaginárias sem achar um mar poente, assim nós voltamos todos os anos para a realização desta obra. Hoje somos vinte, ontem éramos, duas vezes dez, amanhã seremos “Cardinal de Colecções” conjunto de vinte elementos, ou uma quadra de rosáceas de estatuto lógico. Dar no vinte “ acertar, adivinhar, ganhar” esperemos que esta máxima seja a nossa bandeira.

Os bibliófilos - ou o mais honrado e isolado leitor – salientarão talvez, a diferenciação do índice nomeador desta edição em relação à anterior – 2005 - esta assimetria nada tem de intencional, ela é o resultado de migrações literárias, de percalços cívicos, ou até de considerandos pessoais, que em nada prejudicam, - nem o grupo que se forma e reforma ao sabor das afinidades consentâneas, nem aqueles de quem sentimos a falta. “A história intrínseca dum grémio, examina todos os seus componentes, desde a sua constituição até à sua aleatória dissolução, este facto produz jurisprudência cronológica, a que podemos chamar, correcção compulsória, ou explicação das causas e circunstâncias que determinaram uma mudança, como explicam certos livros de direito”.

A Saga dos Elos da Poesia, conta com um núcleo impoluto, que respeita e admira os seus colegas de hoje e de ontem. É esta filosofia que quisemos e continuamos a querer imprimir para o bem desta obra. Saudamos os colegas que participaram no primeiro tomo desta obra, agradecemos e enaltecemos os que hoje não constam neste índice. Dizemos aleluia aos que se nos juntaram, oferecemos um, bem haja - particular - aos que continuam connosco a trilhar o caminho que esboçamos. A todos(as) o nosso agradecimento.

Fernando Oliveira

2 comentários:

Sonia Schmorantz disse...

Parabéns pela edição do livro, e lhes desejo muito sucesso.
abraços

fernando oliveira disse...

Obrigado Sonia, sucessos para ti.

abraços